segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Quantas Vezes

Quantas vezes nós pensamos em desistir, deixar de lado, o ideal e os sonhos;
Quantas vezes batemos em retirada, com o coração amargurado pela injustiça;
Quantas vezes sentimos o peso da responsabilidade, sem ter com quem dividir;
Quantas vezes sentimos solidão, mesmo cercados de pessoas;
Quantas vezes falamos, sem sermos notados;
Quantas vezes lutamos por uma causa perdida;
Quantas vezes voltamos para casa com a sensação de derrota;
Quantas vezes aquela lágrima, teima em cair, justamente na hora em que precisamos parecer fortes;
Quantas vezes pedimos a Deus um pouco de força, um pouco de luz;
E a resposta vem, seja lá como for, um sorriso, um olhar cúmplice, um cartãozinho, um bilhete, um gesto de amor;
E a gente insiste; insiste em prosseguir, em acreditar, em transformar, em dividir, em estar, em ser;
E Deus insiste em nos abençoar, em nos mostrar o caminho:
Aquele mais difícil, mais complicado, mais bonito.
E a gente insiste em seguir, por que tem uma missão SER FELIZ!

Mensagem recebida por e-mail - Autor desconhecido

NÃO ESTRAGUE SEU DIA

A sua irritação não solucionará problema algum...
As suas contrariedades não alteram a natureza das coisas...
Os seus desapontamentos não fazem o trabalho que só o tempo conseguirá realizar.
O seu mau humor não modifica a vida...
A sua dor não impedirá que o sol brilhe amanhã sobre os bons e os maus...
A sua tristeza não iluminará os caminhos...
O seu desânimo não edificará ninguém...
As suas lágrimas não substituem o suor que você deve verter em benefício da sua própria felicidade...
As suas reclamações, ainda mesmo afetivas, jamais acrescentarão nos outros um só grama de simpatia por você...
Aprenda a sabedoria divina, a desculpar infinitamente, construindo e reconstruindo sempre para o infinito bem.
Não estrague o seu dia!
CHICO XAVIER

As Flores que não Plantei

Silvia Schmidt
Venho Senhor ao teu jardim, para reaprender a plantar.
Um dia me ensinaste, que todas as boas sementes germinam e me deste a terra do meu coração para um bom plantio, recomendando-me atenção para o livre arbítrio, e principalmente me adaptar com aqueles em que ainda tenho diferenças.
Mas. não tive generosidade suficiente para com meu semelhante e hoje, quando necessito da generosidade de outrem, dificilmente eu a encontro.
Não tenho colhido a flor da generosidade porque não a plantei.
Não dei à natureza todo o respeito que ela como obra sua, merecia ter recebido de mim.
Fui negligente, Senhor.
Senhor disseste-me, que a felicidade sempre estaria em minha vida se eu me lembrasse de levar felicidade àqueles que choravam, e que não tinham um ombro onde se debruçar.
Só o que fiz foi criticas.
Não tenho colhido a flor da Felicidade Plena, porque não a plantei.
Não levei a sério, quando me revelaste que o preconceito era uma erva daninha que, pouco a pouco, mataria o meu jardim.
Não olhei sem julgamento para os diferentes de mim, não observei todos os seres e tudo o mais que crias- te sem sentir-me maior e melhor do que eles.
Não tenho colhido a flor do Amor Incondicional, porque não a plantei.
Agora, venho ao teu jardim, buscando ter uma e, talvez, a última chance de reencontrar as sementes que desejaste ver germinadas em meu coração.
Vou orar por todos que ainda não me afinei e que sempre negligenciei. Não sei se vês em minha visita algum sinal de humildade. Já muito agi com orgulho e não tenho colhido a flor da humildade porque não a plantei.
Mas agora a dor está volvendo minhas atitudes anteriores.
Aceita, senhor, esta minha vinda, e dá-me o perdão, o mesmo perdão que a tantos e tantos eu neguei.
Acolherei a tua decisão, senhor, seja ela qual for, e se não for aquela que espero eu entenderei.
Não tenho colhido a Flor do Perdão, porque não a plantei.

Olhe para mais longe.

. Lourival Lopes
Se você só olha para perto, como descobrir o que está mais longe?
É olhando para um bom amanhã que se faz um bom hoje.
E você está aqui para ir em frente, fazer mais do que já fez, por em ação novas capacidades, pisar o freio das más emoções e ao acelerador das boas.
Faça de si uma boa pessoa. Edifique um mundo novo dentro de você.
Abra clareiras na mata da ignorância, debruce sobre o modo como vem se conduzindo e sobre como pode ser daqui para a frente.
Não deixe a bola cair. É no calor das lutas que se vê a força que temos.

.

Quando dar e quando receber

. Um sábio passeava pelo mercado quando um homem se aproximou. - Sei que és um grande mestre – disse. Hoje de manhã, meu filho me pediu dinheiro para comprar algo que custa caro; devo ajudá-lo? - Se essa não é uma situação de emergência, aguarde mais uma semana antes de atender o seu filho. - Mas se tenho condições de ajudá-lo agora; que diferença fará esperar uma semana? . Uma diferença muito grande – respondeu o sábio. – A minha experiência mostra que as pessoas só dão o real valor a algo quando têm a oportunidade de duvidar se irão ou não conseguir o que desejam.
Moral da história: A vida freqüentemente nos ensina este ponto. Por isso é que muitas vezes as nossas orações demoram um pouco para serem atendidas.
Transcrito dum site na Internet *universo das metáforas*

O URSO E A PANELA

Um imenso urso, vagando. pela floresta à procura de comida, percebeu que um acampamento estava sem ninguém por perto. Aproveitando-se daquela situação, foi até a fogueira, que ardia em brasas, e dela tirou um panelão de comida. Quando a tina já estava fora da fogueira, o urso a abraçou com toda a sua força e enfiou a cabeça dentro dela, devorando o quanto pôde.
Enquanto abraçava a grande panela, começou a perceber algo lhe atingindo. Na verdade, era o calor muito forte da tina. Ela o estava queimando nas patas, no peito, na barriga e por onde mais o panelão encostava.
O urso nunca havia experimentado aquela sensação e, então, interpretou as queimaduras pelo seu corpanzil como uma coisa que queria lhe tirar a comida. Começou então a urrar muito alto. E, quanto mais rugia, mais apertava a panela quente contra o seu corpo e mais alto ainda rugia.
Quando os caçadores retornaram ao acampamento, se depararam com uma cena inusitada: o urso estava recostado a uma árvore próxima à fogueira, segurando a tina de comida. O bravo animal tinha tantas queimaduras que o fizeram grudar no panelão,e seu grande corpo, mesmo morto, ainda mantinha a expressão de estar rugindo ferozmente.
Quando terminei de ouvir este acontecimento de um dos caçadores, comecei a pensar, e percebí que, em nossa vida, por muitas vezes, abraçamos certas coisas que julgamos ser importantes para nós. . . . Algumas delas nos fazem gemer de dor, nos queimam por fora e por dentro, e mesmo assim ainda a julgamos importantes, pois ainda não conseguimos assimilar o verdadeiro valor e sentido das coisas.
Temos medo, muito receio mesmo de abandoná-las e esse medo exacerbado nos coloca numa situação de sofrimento, de desespero às vezes, ansiedade desmedida e por fim, depressão... Apertamos essas coisas contra nossos corações e terminamos derrotados por algo que tanto protegemos, acreditamos e defendemos com ardor
Para que tudo dê certo em sua vida, é imperioso reconhecer, em certos momentos, que nem sempre o que parece salvação vai lhe dar condições de prosseguir, de avançar e de ser feliz.
Tenha a coragem do urso e a visão que o urso não teve. Tenha a força do urso e a inteligência que ele não teve. Tenha a ousadia do urso e a prudência que ele não soube ter.
Tire a panela quente de seu peito; tire do caminho tudo aquilo que faz o seu coração arder; saia da rotina inconsequente que causa cansaço e infelicidade ao seu espírito; livre-se das amarras que têm toldado a mente da humanidade, tornando-a um urso queimado. . SOLTE A PANELA!

Recebi.este texto pelo correio, enviado por Moammar Gamal Ismail Filho

O cão e seu medo

Certa vez um cão estava quase morto de sede, parado junto à água. Toda vez que ele olhava o seu reflexo na água, ficava assustado e recuava, porque pensava ser outro cão.
Finalmente, era tamanha a sua sede, que abandonou o medo e se atirou para dentro da água. Com isto, o reflexo desapareceu.
O cão descobriu que o obstáculo - que era ele próprio - a barreira entre ele e o que buscava, havia desaparecido.
Nós estamos parados no meio do nosso próprio caminho. E, a menos que compreendamos isso, nada será possível em direção ao nosso crescimento.
Se a barreira fosse alguma outra pessoa, poderíamos nos desviar, mas nós somos a barreira. Nós não podemos nos desviar - quem vai desviar-se de quem? Nossa barreira somos nós e nos seguirá como uma sombra.
Esse é o ponto onde nós estamos - juntos da água, quase mortos de sede, mas alguma coisa nos impede, porque nós não estamos saltando para dentro. Alguma coisa nos segura. O que é?
É uma espécie de medo, porque a margem é conhecida, é familiar e pular no rio é ir em direção ao desconhecido.
O medo sempre diz: "agarre-se àquilo que é familiar, ao que é conhecido".
E as nossas misérias, nossas tristezas, nossas depressões, nossas angústias, nossos complexos, nos são familiares, são habituais.
Nós vivemos com eles por tanto tempo e nos agarramos a eles como se fosse um tesouro. O que nós temos conseguido com isso? Será que não podemos renunciar às nossas misérias? Já não estivemos o bastante com elas? Será que já ñ nos mutilaram demais? O que nós estamos esperando?
Esse é o caso de todos nós. Ninguém nos está impedindo. Apenas o próprio reflexo entre nós e o nosso destino, entre nós como uma semente e nós como uma flor.
Não há ninguém nos impedindo, criando qualquer obstáculo.
Portanto, não continuemos a jogar a responsabilidade nos outros. Essa é uma forma de nos consolar. Deixemos de nos consolar, deixemos de ter auto-piedade. Fiquemos atentos. Abramos os olhos. Vejamos o que está acontecendo com nossa vida.
"Escolhamos certo e decidamos dar o salto. . Texto transcrito do site na internet *além do arco iris*

Não gosto... gosto...

Leandro C.S Barros
Não gosto de ingratidão, não gosto de falsidade ou hipocrisia . . Não gosto de gente metida, nem de gente que atua. . Não gosto de gente orgulhosa demais, gente que “se acha” por seu corpo, por dinheiro...não gosto nem sequer de gente burra. . Não gosto de gente que se cala, de pessoas que tem medo de viver, nem daqueles que não prestam atenção nos outros, ou que se acham o centro do mundo. . Não gosto de água com gás, de trabalhar demais, nem de barata voadora (sem palavras, de onde eu tirei isso?)... . Gosto de gente que sabe rir, de quem sente, e sente verdadeiro. . Gosto de gente que sabe aproveitar a vida, e sabe ser atenciosa. . Gosto de quem tem o coração maior que a cabeça, mas sabe pensar. . Gosto até das pessoas que magoam, mas aquelas que magoam por serem sinceras. . Gosto que briguem comigo quando faço besteira..gosto mais ainda daqueles que amam, amam no sentido de amor, aqueles que amam verdadeiro, não dos que ficam em duvida sobre o que sente, ou dos que amam dois, três ou quatro pessoas diferentes. . Gosto de quem ama mesmo. . Por que, quem ama não tem duvida aproveita a vida, é autêntico e sabe rir. . Quem ama é atencioso, sabe dar carinho, e é verdadeiro, sente de verdade, e está sempre de bem com a vida. . Vivendo e aprendendo!
Transcrito do site *pranos* da Mari Caruso Cunha

Boa Noite !!!

Antes que adormeças...observa a página que escreveste neste dia!
Repara se não esqueceste de registrar as pequenas alegrias, os sorrisos, os sinais de carinho, os gestos de amizade...As discretas ternuras que se escondem em singelos favores que nos fazem.
Observa também se desenhaste as flores que enfeitaram esse dia...
Mesmo aquelas que floresceram anônimas e solitárias na beira das calçadas...
Se coloriste o céu com o anil mais delicado...Ou então se registraste a chuva como uma teia de cristais pendurada nas árvores, grudada nas vidraças...
Por certo hás de lembrar da lua que surgiu bem cedo, ansiosa por despertar rubores no horizonte...E também tingiste a noite com seus véus escuros, pontilhando-a de estrelas cintilantes...
Antes que adormeças, enfeita a página deste dia com o brilho da tua presença. Porque mesmo que não tenhas lembrado ainda, tu és a parte mais importante deste livro que escreves a cada dia que passa!
Pois são teus gestos, teus sorrisos, tuas lágrimas e as tuas palavras
que compõem - com os teus sentimentos - a história da tua vida.
Antes que adormeças, prepara as tintas da esperança e pinta com capricho a luz de um novo dia! Acredite!
E lembre-se...
O futuro sempre procura ler as páginas já escritas!
. Transcrito do site *simplesmente beija-flor

A elegância do comportamento

Existe uma coisa difícil de ser ensinada e que, talvez por isso, esteja cada vez mais rara: a elegância do comportamento. . É um dom que vai muito além do uso correto dos talheres e que abrange bem mais do que dizer um simples obrigado diante de uma gentileza. . É a elegância que nos acompanha da primeira hora da manhã até a hora de dormir e que se manifesta nas situações mais prosaicas, quando não há festa alguma nem fotógrafos por perto. . É uma elegância desobrigada. É possível detectá-la nas pessoas que elogiam mais do que criticam. . Nas pessoas que escutam mais do que falam. E quando falam, passam longe da fofoca, das maldades ampliadas no boca a boca. . É possível detectá-las nas pessoas que não usam um tom superior de voz. Nas pessoas que evitam assuntos constrangedores porque não sentem prazer em humilhar os outros. É possível detectá-la em pessoas pontuais. . Elegante é quem demonstra interesse por assuntos que desconhece, é quem cumpre o que promete e, ao receber uma ligação, não recomenda à secretária que pergunte antes quem está falando e só depois manda dizer se está ou não está. . É elegante não ficar espaçoso demais. . É elegante não mudar seu estilo apenas para se adaptar ao de outro. É muito elegante não falar de dinheiro em bate-papos informais. . É elegante retribuir carinho e solidariedade. Sobrenome, jóias, e nariz empinado não substituem a elegância do gesto. . Não há livro que ensine alguém a ter uma visão generosa do mundo, a estar nele de uma forma não arrogante. . Pode-se tentar capturar esta delicadeza natural através da observação, mas tentar imitá-la é improdutivo . Educação enferruja por falta de uso.
"LEMBRE-SE de que colheremos, infalivelmente aquilo que houvermos semeado. Se estamos sofrendo, é porque estamos colhendo os frutos amargos das sementeiras errôneas. Fique alerta quanto ao momento presente. Plante apenas sementes de sinceridade e de amor, para colher amanhã os frutos doces da alegria e da felicidade. Cada um colhe, exatamente, aquilo que plantou."

HÁ SEMPRE ALGUÉM HÁ SEMPRE ALGUÉM

Leif Kristanson
O mundo inteiro está cheio de pessoas.
Há pessoas caladas que precisam de alguém para conversar.
Há pessoas tristes que precisam de alguém que as conforte.
Há pessoas tímidas que precisam de alguém que as ajude vencer a timidez.
Há pessoas sozinhas que precisam de alguém para brincar.
Há pessoas com medo que precisam de alguém para lhes dar a mão. . Há pessoas fortes que precisam de alguém que as faça pensar
na melhor maneira de usarem a sua força.
Há pessoas habilidosas que precisam de alguém para ajudar a descobrir a melhor maneira de usarem a sua habilidade.
Há pessoas que julgam que não sabem fazer nada e precisam de alguém que as ajude a descobrir o quanto sabem fazer.
Há pessoas apressadas que precisam de alguém para lhes mostrar
tudo o que não tem tempo para ver. . Há pessoas impulsivas que precisam de alguém que as ajude a não magoar os outros. . Há pessoas que se sentem de fora e precisam de alguém que lhes mostre o caminho de entrada.
Há pessoas que dizem que não servem para nada e precisam de alguém que as ajude a descobrir como são importantes.
Precisam de alguém Talvez de ti ...
Transcrito do site *pranos* da Mari Caruso Cunha

Gentileza

Silvia Schmidt
Nunca perca uma oportunidade de ser gentil. A gentileza é sempre muito bem-vinda àqueles que sabem reconhecê-la. . Você é gentil quando ouve com atenção alguém que deseja desabafar com você. Não seja intolerante com histórias que lhe parecem pequenas, pois, para quem fala, é sempre muito importante dividi-las com alguém. . Você é gentil ao dizer “Tudo bem, tente outra vez” quando seu telefone toca por engano. Quem está do outro lado do fio sente-se melhor ao ver-se desculpado. . Você é gentil quando ajuda alguém a recolher os pacotes que deixou cair. Não se mostre incomodado se eles caíram empatando sua caminhada. Quem os derrubou já está suficientemente constrangido. . Você é gentil quando avisa que vai fazer uma visita. Nunca apareça sem antes se anunciar. É necessário que o outro saiba que você está indo e que tenha a chance de dizer se pode ou não recebê-lo. . Você é gentil quando não impõe suas ideas como se fossem leis. Deixe que o outro filtre suas palavras e tenha a liberdade de escolher as que lhe parecem razoáveis. . Você é gentil quando não emite opiniões que não são solicitadas. Seja qual for a situação, espere que o outro lhe peça para dizer o que acha. . Você é gentil quando sorri para um pedinte de rua: para ele, um sorriso pode ser mais necessário do que algumas moedas. . Você é gentil quando oferece água e alimento a um animal sedento e faminto. Ele não sabe dizer “Muito obrigado”, mas alguém “lá de cima” está agradecendo em nome dele. . Você é gentil quando dá atenção a uma criança que lhe fala de Papai Noel. Ele é muito importante para ela: é um portador de alegrias e de presentes. Não roube dela essa ilusão. Deixe o tempo cuidar disso. . Você é gentil quando reconhece que um idoso pode ser um mestre para você, mesmo que ele não tenha todos os diplomas que você tem. . Não é possível listar de uma só vez quais são todas as maneiras de ser gentil. Há diversas formas de sê-lo, e, certamente, você conhece muitas delas. Nunca perca uma oportunidade de exercer a gentileza.
. Na História do mundo, entram muito mais nomes de pessoas grosseiras do que de pessoas gentis. Porém, na História do Universo, a Casa de Deus, eles não entram pela Porta Principal.
Fonte: http://humancat.com

Flor e amizade

Dayanna Daize

Quando nasce uma flor, ela recebe do sol, a energia de que ela precisa, da água, o oxigênio fundamental para sua sobrevivência e, claro, não poderíamos deixar de mencionar a terra de onde ela tira nutrientes que irão complementar tudo de que ela precisa para viver.
Essa flor, com o passar do tempo, poderá permanecer bela, com vigor, exalando o perfume característico de sua espécie, se tudo o que ela precisar continuar ao seu redor, ao seu alcance.
Quando vem a tempestade, ela irá lutar com as suas forças para continuar a sobreviver, pode até perder alguma pétala, mas ela é forte para seguir adiante até se recuperar, pois apesar de frágil, a vida, o instinto de sobrevivência fala mais alto e após essa experiência ela torna-se até mais forte do que antes.
Na nossa vida dá-se o mesmo, nascemos, crescemos e passamos por diversas situações que às vezes não sabemos o porquê nem a razão do que nos acontece, mas sabemos que depois elas nos tornarão mais fortes para outros momentos adversos que voltarem a surgir em nosso caminho.
A amizade é um bem precioso que surge na vida das pessoas quando menos se espera, tornando a nossa vida mais feliz.
Compartilhamos muitos momentos com os amigos, com alguns mais do que com outros, por afinidade, por confiança ou por força de circunstâncias.
Da mesma forma que a flor, a amizade precisa de cuidados para continuar com a mesma força e intensidade, mas a distância, as adversidades, o corre-corre do dia-a-dia, o tempo, faz com que a amizade sofra certa perda, o que não significa que ela enfraqueça, apenas se modifique.
Mas, com certeza, se ela for verdadeira e sincera, ela terá da mesma maneira que a flor, forças para se manter, e muitas vezes será até mais sólida porque nasce a saudades, um ingrediente a mais que vem para completar.
Transcrito do site *Mensagens e Poemas*

EM CADA AMANHECER

Que a cada amanhecer do seu dia nasça contigo uma flor.
Que cada sorriso teu, seja as pétalas que torna esta flor mais completa.
Que cada pensamento positivo, seja o caule .. que a sustenta.
Que cada passo para a vitória, seja a terra que alimenta.
Que cada gesto teu, seja o sol que fornece energia, e que o brilho dos teus olhos, seja a beleza e a simplicidade desta flor, que me embriaga com o seu perfume e me encanta com seu carisma.
Esta flor que desabrocha em seus pensamentos e me transforma em você...
Uma flor que vai permanecer intacta às mais diferentes épocas, aos mais inesperados destinos, uma flor que nunca vou permitir morrer.
Sabe porque?
Porque ela é linda como você e porque todos a chamam de AMIZADE
Transcrito do site *fotolog.terra*

Dia bonito

O dia começou daquele jeito! Dormiu mais do que devia e chegou atrasada no trabalho. Tudo o que aconteceu no escritório contribuiu para deixá-la mais nervosa. No final do dia foi ao ponto de ônibus para voltar para casa, em seu estômago um grande nó.
Como sempre, o ônibus chegou atrasado e lotado. Teve que ficar em pé pelo corredor. O balanço do ônibus a jogava em todas as direções e sua amargura aumentou ainda mais.
Então ouviu uma voz vinda lá da frente - Dia bonito, não é?
Por causa da multidão, não podia ver o homem, mas o ouviu enquanto ele continuava a comentar o cenário primaveril, chamando a atenção a cada marco que se aproximava. Esta igreja. Esse parque. Este cemitério. O corpo de bombeiros. Logo todos os passageiros estavam olhando através das janelas. O entusiasmo do homem era tão contagiante que ela encontrou-se sorrindo pela primeira vez naquele dia.
Chegou ao ponto onde desceria. Se moveu até a porta, e deu uma olhada para o seu "guia": um velho senhor com barbas, usando desgastados óculos escuros e carregando uma fina bengala branca.
(Tradução: Sergio Barros)
Site Rivalcir Liberato

Como devemos viver ?

Com amor de Deus no coração, lembrando que ele não tem fim
Com fé jamais se escondendo dos desafios
Com esperança, acreditando sempre no amanhã
Com alegria desfrutando os grandes momentos da vida
Com visão restaurada, vendo nitidamente cada oportunidade
Com coragem ainda que nuvens escuras apareçam
Com paz no coração, aquela que excede todo o entendimento humano
Com humildade, lembrando que estamos de passagem nesta vida
Com segurança, sabendo que Deus está perto
Como bons alunos, aprendendo rápido as lições da vida
*otimismo em rede*

domingo, 3 de outubro de 2010

Repúdio

TheAngel®

Repudio pessoas pretenciosas, fúteis, maliciosas que se acham no direito de imaginar como certos seus conceitos e preconceitos do puritanismo que abomino.
Repudio os gananciosos insanos insatisfeitos que exaltam em seus anseios verdades e verdadeiros
Repudio os falsos supostamente verdadeiros que com suas tramóias enganam, distorcem, manipulam... par de sapatos trocados,
malandros convictos, gulosos, sequiosos sem remorso profanos do amor
Repudio os ciúmes descabidos devassos de suposições doentios, dementes veneno ativo de amores insensatos
Repudio os julgamentos precipitados, irreais, subjetivos e impensados julgados e sentenciados sem direito a defesa juízes algozes. sapientes, onipotentes presunçosos, prepotentes.
Me submeto ao amor
Rendo-me ao momento sentido sincero, real, verdadeiro! . . Transcrito do site *pranos* da Mari Caruso Cunha

Para Reflexão

. Lourival Lopes
Você já observou que na tristeza o tempo demora a passar? Mas, na alegria, corre depressa. . O tempo flui da mesma maneira nas duas situações. É você que o sente de um jeito ou de outro. . Na tristeza,você sofre e se preocupa com ela. Preocupação demanda esforço; esforço requer atenção. Na atenção, detém-se a observar o tempo. Daí sentir que ele não passa. . Na alegria, não há preocupação, nem esforço ou atenção para o tempo. Com alegria, os seus dias são mais rápidos e felizes.
Transcrito do site*simplesmente beija-flor*

TENHO AMIGOS

Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos.
Não percebem o amor que lhes devoto e a absoluta necessidade que tenho deles. A amizade é um sentimento mais nobre do que o amor, eis que permite que o objeto dela se divida em outros afetos, enquanto o amor tem intrínseco o ciúme, que não admite a rivalidade.
E eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos! Até mesmo aqueles que não percebem o quanto são meus amigos e o quanto minha vida depende de suas existências ...
A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem. Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida. Mas, porque não os procuro com assiduidade, não posso lhes dizer o quanto gosto deles. Eles não iriam acreditar. Muitos deles estão lendo esta crônica e não sabem que estão incluídos na sagrada relação de meus amigos.
Mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro, embora não declare e não os procure. E às vezes, quando os procuro, noto que eles não tem noção de como me são necessários, de como são indispensáveis ao meu equilíbrio vital, porque eles fazem parte do mundo que eu, tremulamente, construí e se tornaram alicerces do meu encanto pela vida.
Se um deles morrer, eu ficarei torto para um lado. Se todos eles morrerem, eu desabo! Por isso é que, sem que eles saibam, eu rezo pela vida deles. E me envergonho, porque essa minha prece é, em síntese, dirigida ao meu bem estar. Ela é, talvez, fruto do meu egoísmo.
Por vezes, mergulho em pensamentos sobre alguns deles. Quando viajo e fico diante de lugares maravilhosos, cai-me alguma lágrima por não estarem junto de mim, compartilhando daquele prazer ...
Se alguma coisa me consome e me envelhece é que a roda furiosa da vida não me permite ter sempre ao meu lado, morando comigo, andando comigo, falando comigo, vivendo comigo, todos os meus amigos, e, principalmente os que só desconfiam ou talvez nunca vão saber que são meus amigos! A gente não faz amigos, reconhece-os.
(Vinícius de Moraes)

Tão diferente

Seria tão diferente se os sonhos de que a gente gosta não terminassem tão de repente...
Seria tão diferente se os bons momentos da vida durassem eternamente... . Seria tão diferente se a gente de que a gente gosta gostasse um pouco da gente...
Seria tão diferente se quando a gente chorasse, fosse só de contente...
Seria tão diferente, se a gente que a gente ama sentisse o que a gente sente...
Mas... é tudo tão diferente...!
Os sonhos de que a gente gosta terminam tão de repente...
Os bons momentos da vida não duram eternamente...
A gente de que a gente gosta nem sempre gosta da gente...
Das vezes que a gente chora, poucas vezes são de contente...
E a gente que a gente ama não sente o mesmo que a gente...
Mas... poderia ser tão diferente...!
Dê-se uma chance de ser diferente...!
Tente, ouse, opte pela Felicidade e aí será diferente.
Feliz aquele que acredita em seus Sonhos, pois só assim poderá realizar seus vôos plenamente..."
Autor Desconhecido
mensagem recebido pela internet
Um presente inesquecível
. Linda tinha 7 anos quando ouviu sua mãe comentar com uma de suas amigas que, no dia seguinte, faria 30 anos. . Jamais Linda soubera que sua mãe fazia aniversário. Também nunca a vira ganhar um presente. Por isso, foi até seu cofrinho, juntou todas as moedas e se dirigiu à loja da esquina. . Procurou um presente que pudesse se encaixar naquele preço.
Havia bibelôs, mas ela pensou que sua mãe teria que espaná-los todos os dias. Havia caixinhas de doces, mas sua mãe era diabética.
Finalmente, conseguiu comprar um pacote de grampos de cabelo.
Os cabelos de sua mãe eram longos e escuros. Ela os enrolava duas vezes na semana e, quando os soltava, ficava parecendo uma artista de cinema. . Em casa, Linda embrulhou os grampos em uma página de histórias em quadrinhos do jornal, porque não sobrou dinheiro para papel de presente.
Na manhã seguinte, à mesa do café, entregou o pacote à sua mãe e disse: "feliz aniversário, mamãe!
Em silêncio, entre lágrimas, a mãe abriu o pacote.
Já soluçando de emoção, mostrou ao marido, aos outros filhos: "sabe que é o primeiro presente de aniversário que recebo na vida? . Beijou a filha no rosto, agradecendo e foi para o banheiro lavar e enrolar os cabelos, usando os grampos novos.
Quando a mãe saiu da sala, o pai aproximou-se de Linda e confidenciou: "Linda, quando eu era menino, lá no sertão, não nos preocupávamos em dar presentes de aniversário para adultos. Só para as crianças. E, na família de sua mãe, eles eram tão pobres que nem isso faziam. Mas você me fez ver, hoje, que isso precisa mudar Você inaugurou uma nova fase em nossa vida.
Depois desse dia, a mãe de Linda ganhou presentes em todos os seus aniversários. . Os filhos cresceram. As condições da família melhoraram. Então, quando a mãe de Linda completou 50 anos, os filhos todos se reuniram e lhe compraram um anel com uma pérola rodeada de brilhantes.
Programaram uma festa e o filho mais velho foi quem, em nome dos irmãos, entregou o anel.
Ela admirou o presente e mostrou a todos os convidados.
"Não tenho filhos maravilhosos?"
Ficava repetindo de um em um.
Depois que todos os convidados se retiraram, Linda foi ajudar na arrumação. Estava lavando a louça na cozinha, quando ouviu seus pais conversando na sala. . "Bem", dizia o pai. "que lindo anel seus filhos lhe deram. Acho que foi o melhor presente de aniversário de sua vida.
Depois de um breve silêncio, Linda ouviu a voz de sua mãe responder docemente: "sabe, Ted, é claro que este anel é maravilhoso.
Mas o melhor presente que ganhei, em toda minha vida, foi aquela caixa de grampos. Aquele presente foi inesquecível." . Os atos que colocam colorido especial nas vidas são pequenos, silenciosos, e podem se manifestar a qualquer tempo.
É suficiente querer, usar a imaginação e deixar extravasar o coração.
Se nunca brindamos alguém com flores, com um cartão escrito de próprio punho; Se nunca surpreendemos alguém com uma festa surpresa, um presente inesperado, tentemos hoje.
Fonte Mensagens e Poemas
Transcrito do site *pela voz do coração*

O Entusiasmo

Fátima Irene Pinto

É maravilhoso, Senhor, acordar de manhã com os olhos brilhantes de alegria por todas as atividades que estão à nossa espera.
É maravilhoso estar apaixonada de alguma forma, seja pela vida, seja por alguém, seja por um projeto ou por um ideal. Quando o entusiasmo permeia as nossas ações, aquilo que plantamos, viça!
Aquilo que mentalizamos toma forma.
Aquilo que planejamos se realiza com êxito!
É maravilhoso, Senhor, perceber que o entusiasmo e a alegria caminham juntos e são contagiantes, uma vez que alegram e motivam também aqueles que nos circundam.
Senhor, que sempre possamos ter metas e ideais que nos motivem.
Mesmo quando já estivermos velhinhos, que nunca nos falte uma razão para estarmos radiantes, motivados e luminosos.
. Do livro: Momentos de Oração . Transcrito do site *pranos* da Mari Caruso Cunha

A Ratoeira

Um rato olhando pelo buraco na parede vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote. Pensou logo em que tipo de comida poderia ter ali. Ficou aterrorizado quando descobriu que era uma ratoeira.
Foi para o pátio da fazenda advertindo a todos: "Tem uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa."
A galinha, que estava cacarejando e ciscando, levantou a cabeça e disse: "Desculpe-me Sr. Rato, eu entendo que é um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada, não me incomoda."
O rato foi até o porco e disse a ele: "Tem uma ratoeira na casa, uma ratoeira."
"Desculpe-me Sr. Rato, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser rezar. Fique tranqüilo que o senhor será lembrado nas minhas preces."
O rato dirigiu-se então à vaca. Ela disse: "O que Sr. Rato? Uma ratoeira? Por acaso estou em perigo? Acho que não!"
Então o rato voltou para a casa, cabisbaixo e abatido, para encarar a ratoeira do fazendeiro.
Naquela noite ouviu-se um barulho, como o de uma ratoeira pegando sua vítima. A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia pego. No escuro, ela não viu que a ratoeira pegou a cauda de uma cobra venenosa. A cobra picou a mulher.
O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital. Ela voltou com febre. Todo mundo sabe que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja. O fazendeiro pegou seu cutelo e foi providenciar o ingrediente principal.
Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la. Para alimentá-los o fazendeiro matou o porco. A mulher não melhorou e muitas pessoas vieram visitá-la.
Muita gente veio vê-la o fazendeiro então sacrificou a vaca para alimentar todo aquele povo.
Na próxima vez que você ouvir dizer que alguém está diante de um problema e acreditar que o problema não lhe diz respeito lembre-se que, quando há uma ratoeira na casa, toda a fazenda corre risco. . Transcrito do site *otimismo em rede*

sábado, 2 de outubro de 2010

Lágrima de preta

. . António Gedeão
Encontrei uma preta que estava a chorar, pedi-lhe uma lágrima para a analisar. Recolhi a lágrima com todo o cuidado num tubo de ensaio bem esterilizado. Olhei-a de um lado, do outro e de frente: tinha um ar de gota muito transparente. Mandei vir os ácidos, as bases e os sais, as drogas usada sem casos que tais. Ensaiei a frio, experimentei ao lume, de todas as vezes deu-me o que é costume:nem sinais de negro, nem vestígios de ódio.Água (quase tudo) e cloreto de sódio.
Transcrito di site *meu sonho*

IR ALÉM

Iza Helena Castro e Lima
Mais que longos caminhos, devemos perfilar pequenos passos, para irmos além do pretendido, em um adiante até imprevisível. . Tudo que buscamos, requer de nós esforço, afinco e dificuldades, pois nada se alcança pela inércia. ; A paciência, a coragem, a compreensão, são fatores condutores a uma sucessão de eventos Que requer seriedade e embasamento, para uma precisão do que se almeja. . A iniciativa, a persistência e a coragem são qualidades a qual devemos estar atentos em nossa vida. . Começar requer força, continuar requer empenho, e manter-se à frente de um empreendimento, é acreditar que tudo é possível.
Transcrito do site *pranos* da Mari Caruso Cunha

MILAGRES

Texto Lady Foppa
Milagre para mim, é ver a chuva molhar os campos e reacender aquele cheiro bom de terra molhada, cheiro de banho de natureza, que faz brotar sementes e até sonhos.... . Milagre é olhar o céu e ver aquele mundão de estrelas, ali, tudo juntinho sem competir, sem se esbarrar e sem nenhuma empatar o brilho da outra... . Milagre é essa diversidade de flores que Deus planta pra aqui e pra acolá, só para colorir o caminho da gente assim como quem não quer nada mas querendo nos ver felizes... . Milagre é tudo que o homem inventou com a inspiração que Deus deu, telefone, luz elétrica, rádio, TV, cinema, etc. Eu não sei como isso funciona e nem quero aprender, mas que é milagre É.. . Milagre é o que a genética faz: De uma coisa piquititinha de nada, cria um embrião que vira pessoa, e que Deus aprova, porque a alma é Ele que coloca... . Milagre para mim, é esse mundão sem porteira, sem eira, sem ter um canto para o vento fazer a curva sem ter começo delimitado e nem fim. . Milagre é quando olho para meus filhos e vejo traços físicos meus, quando adentro suas almas e vejo traços de anjos, aí eu agradeço a Deus infinitas vezes, por esse milagre... . Milagre é a inocência das crianças que falam na cara da gente o que pensam. Pequeno Buda de 6 anos, falou que Deus é bom porque faz nuvens com forma de bichinhos fofos.... . Milagre é acordar de manhã, abrir a janela e ver o amanhecer lindo que Deus coloriu, cada dia de um jeito, faz tudo com capricho e carinho. Ah, acordar já é milagre, e dos maiores... . Milagre é quando Deus esquece de dar um irmão pra gente, ai Ele acode e dá o irmão com o nome de amigo esse é um dos milagres que eu adoro receber.... Milagre é quando alguém que amamos, sem querer, despedaça o nosso coração em um fantastilhão de pedaços, e a gente pensa que vai morrer. Ai aparece alguém com uma cola mágica e conserta
Milagre é ser um doador de órgãos, pois quando Deus chama para voltar para casa, só chama o espírito, e esse chega perfeito, se do corpo ficar algo é para aperfeiçoar uma outra vida.. . Milagre é a natureza que a neve mata ou o fogo destrói, ai nasce tudo de novo sem se importar se vai ser destruída novamente, acho esse milagre lindo! Milagre é quando vejo pessoas ajudando as vítimas da fome, do frio, do desabrigo e do desamor. Tem gente que chama isso de solidariedade, eu chamo de milagre... . Milagre,é essa tal de internet que fez minha mensagem chegar até você que as vezes não conheço o rosto, o nome, e nem sei dos sonhos... . Agora, se te fiz feliz, ganhei o dia e o aval de Deus!
.TextoS recebido pela Internet,.enviado por Antonio Sarno

MIOSÓTIS..!!

Thais S Francisco
Na janela, coloco flores Miosótis, as pequeninas... . Ao regá-las pela manhã, encontro linda borboleta logo cedo a me saudar..!!! ; Asas delicadas, de seda, parecem ser, de cores inusitadas, encantam, todo meu ser..!! ; Farfalha suas asas, em seu delicado bailar, no compasso imaginável da suave melodia no ar, . Trazendo luz, ao meu olhar..!! . Ofereço o meu Sorrir, docemente, pousa na palma de minha mão, Sabe que a amo, e confia, Entre meus dedos, jamais irei ferí-la..!!! . Miósótis, pequeninos cúmplices de mágicos momentos, amanhecem radiantes a espera de novo encontro, onde a vida se faz presente, na grandeza de nosso Amor..!!
Transcrito do site *simplesmente beija flor*.

Um som por um perfume

Um pobre viajante parou ao meio-dia para descansar à sombra de uma frondosa árvore. Ele viera de muito longe e sobrara apenas um pedaço de pão para almoçar. . . Do outro lado da estrada, havia um quiosque com tentadores pastéis e bolos; o viajante se deliciava sentindo as fragrâncias que flutuavam pelo ar, enquanto mascava seu pedacinho de pão dormido. . Ao se levantar para seguir caminho, o padeiro subitamente saiu correndo do quiosque, atravessou a estrada e agarrou-o pelo colarinho. - Espere aí! - gritou o padeiro. - Você tem que pagar pelos bolos!
- Que é isso? - protestou o espantado viajante. - Eu nem encostei nos seus bolos!
- Seu ladrão! - berrava o padeiro. - É perfeitamente óbvio que você aproveitou seu próprio pão dormido bem melhor, só sentindo os cheirinhos deliciosos da minha padaria. você não sai daqui enquanto não me pagar pelo que levou. Eu não trabalho à toa não, camarada! . Uma multidão se juntou e instou para que levasse o caso ao juiz local, um velho muito sábio. . O juiz ouviu os argumentos, pensou bastante e depois ditou a sentença. - Você está certo - disse ao padeiro. - Este viajante saboreou os frutos do seu trabalho. E julgo que o perfume dos seus bolos vale três moedas de ouro.
- Isso é um absurdo! Objetou o viajante. Além disso, gastei meu dinheiro todo na viagem. Não tenho mais nem um centavo. . - Ah... - disse o juiz. - Neste caso, vou ajudá-lo.
Tirou três moedas de ouro do próprio bolso, e o padeiro logo avançou para pegar. . - Ainda não - disse o juiz. Você diz que esse viajante meramente sentiu o cheiro dos seus bolos, não é?
- É isso mesmo - respondeu o padeiro.
- Mas ele não engoliu nem um pedacinho?
- Já lhe disse que não.
- Nem provou nem um pastel?
Não! - Nem encostou nas tortas?
- Não!
- Então, já que ele consumiu apenas o perfume, você será pago apenas com som. Abra os ouvidos para receber o que você merece.
O sábio juiz jogou as moedas de uma mão para outra, fazendo-as retinir bem perto das gananciosas orelhas do padeiro.
- Se ao menos você tivesse a bondade de ajudar esse pobre homem em viagem - disse o juiz - você até ganharia recompensas em ouro, no Céu.

Transcrito do site *Mensagens e Poemas*

Resista

Resista um pouco mais, mesmo que as feridas latejem e que sua coragem esteja cochilando.
Resista mais um minuto e será fácil resistir aos demais.
Resista mais um instante, mesmo que a derrota seja um ímã,
mesmo que a desilusão caminhe em sua direção.
Resista mais um pouco, mesmo que os invejosos digam para você parar, mesmo que sua esperança esteja no fim.
Resista mais um momento, mesmo que você não possa avistar
ainda a linha de chegada, mesmo que as inseguranças brinquem
de roda à sua volta.
Resista um pouco mais, mesmo que a sua vida esteja sendo pesada como a consciência dos insensatos e você se sinta indefeso como um pássaro de asas quebradas.
Resista, porque o último instante da madrugada é sempre aquele que puxa a manhã pelo braço e essa manhã bonita, ensolarada, sem algemas, nascerá para você em breve, desde que você resista.
Resista, porque estamos sentados na arquibancada do tempo,
torcendo ansiosos para que você vença e ganhe de Deus o troféu que você merece: A Felicidade!
Enviado por Fátima Rodrigues ao site “ Spiritus “

MEU AMIGO... MEU IRMÃO!

. Mariluci Carvalho de Souza.
. Você é um porto onde passo as tempestades, um oásis verde sereno em meio aos meus desertos de saudade e solidão, você é um vale repleto de flores coloridas e de formas magníficas, onde busco a cor, a forma e o aroma da vida.
Você é, às vezes, um silêncio impenetrável que devo aprender a respeitar porque conheço o seu respeito por mim e pelo meu silêncio casual, você é um cume seguro de onde posso olhar sem medo de cair.
Você é o poço almofadado onde caio sem me ferir, você me dá segurança e é muito reconfortante sentir-se a salvo com alguém, não ter que policiar os pensamentos nem as palavras, mas libertá-las, como surgem, o joio e o trigo juntos, sabendo que a sua mão fiel os colherá, tratará de separá-los, guardará o que for valioso e, com um sopro de compreensão, soltará o resto ao vento sem nenhum questionamento...
De você escrevo agora, meu amigo e meu irmão; de você que sempre aparece quando choro minhas dores ou desfruto do riso da minha alegria, entre nós sempre há espaço para as sutis diferenças e semelhanças que fazem do nosso relacionamento um acontecimento único toda vez que estamos em contato...
A nossa amizade é a renúncia de dois egoísmos e a soma de duas generosidades, quero ser sua amigo e seu irmão para sempre, sem descanso e sem desânimo até que as colinas se aplainem e sequem os rios; até que troveje e caia neve no verão; até que se juntem o céu e a terra, você poderá contar sempre comigo, porque eu jamais me afastarei de você, meu amigo e meu irmão...
Amo você e a todos que você ama, porque esta é a forma de lhe afirmar que confio em você e que se você ama é porque vale a pena amar! Mais que uma mão estendida, mais que um sorriso, mais que a alegria do encontro, a nossa amizade é a força espiritual que passamos um para o outro, é o amor incondicional que nos une e que faz de nós muito mais do que dois seres humanos nos faz amigos e irmãos que se amam.
Transcrito do site *pelos caminhos da vida*

CAMINH0S DA VIDA

Rayma Lima

O amanhã existe, dia a dia, mas não sabemos como será.
A vida nos reserva surpresas e só Deus sabe comandar.
O amanhã pode ser hoje, agora, então vamos vive-lo minuto a minuto.
Diga, eu te amo, de verdade, porque amanhã poderá ser tarde
Diga também ao seu coração que o amor existe, pois o tempo passa, e dentro dele não sabemos prever o futuro.
O amanhã é incerto, o hoje é agora, viva então.
Seja feliz, faça alguém feliz pois a felicidade é o maior tesouro
Se eu soubesse quanto viveria voltaria a ser criança. Pelo menos no pensamento, sem medo ou preconceito, seria feliz.
Façamos de conta, somos jovens apaixonados, almas gêmeas, amor eterno, amamos, sorrimos e cantamos.
Por mais que demore, o dia cinzento virá, vamos viver o agora
esqueça que o amanhã chegará.
Como é lindo saber que pensamos juntos!
Acordamos com pensamentos unidos, vivemos o dia a dia como pássaros livres, e só queremos viver, ser feliz e amar...
Plante sementes...
Para um dia colher a flor.
Plante carinho e afeto...Pois colherá somente amor.

Vida é amor home page

Bonita Oração

MAHATMA GANDHI . Meu Deus… . Ajuda-me a dizer a palavra da verdade na cara dos fortes, e a não mentir para obter o aplauso dos débeis. . Se me dás dinheiro, não tomes a minha felicidade, e se me dás forças, não tires o meu raciocínio. . Se me dás êxito, não me tires a humildade, se me dás humildade, não tires a minha dignidade. . Ajuda-me a conhecer a outra face da realidade, e não me deixes acusar os meus adversários, apodando-os de traidores, porque não partilham o meu critério. . Ensina-me a amar os outros como me amo a mim mesmo, e a julgar-me como o faço com os outros. . Não me deixes embriagar com o êxito, quando o consigo, nem a desesperar, se fracasso. . Sobretudo, faz-me sempre recordar que o fracasso é a prova que antecede o êxito. . Ensina-me que a tolerância é o mais alto grau da força e que o desejo de vingança é a primeira manifestação da debilidade. . Se me despojas do dinheiro, deixa-me a esperança, e se me despojas do êxito, deixa-me a força de vontade para poder vencer o fracasso. . Se me despojas do dom da saúde deixa-me a graça da fé. . Se causo dano a alguém, dá-me a força da desculpa, e se alguém me causa dano, dá-me a força do perdão e da clemência. . Meu Deus... Tu não Te esqueças de mim, se me esquecer de Ti . . .. . Ámen . . . Texto recebido de Antonio Sarno

A fita métrica do amor

Martha Medeiros

Os tamanhos variam conforme o grau de envolvimento . .. Uma pessoa é enorme para você, quando fala do que leu e viveu, quando trata você com carinho e respeito, quando olha nos olhos e sorri destravado . É pequena para você quando só pensa em si mesma, quando se comporta de uma maneira pouco gentil, quando fracassa justamente no momento em que teria que demonstrar o que há de mais importante entre duas pessoas: a amizade, o respeito, o carinho. o zelo e até mesmo um pouco de amor. . . Uma pessoa é gigante para você quando se interessa pela sua vida,
quando busca alternativas para o seu crescimento, quando sonha junto com você.
E pequena quando desvia do assunto ; Uma pessoa é grande quando perdoa, quando compreende, quando se coloca no lugar do outro quando age não de acordo com o que esperam dela, mas de acordo com o que espera de si mesma. . Uma pessoa é pequena quando se deixa reger por comportamentos clichês. Uma mesma pessoa pode aparentar grandeza ou miudeza dentro de um relacionamento pode crescer ou decrescer num espaço de poucas semanas ; Uma decepção pode diminuir o tamanho de um amor que parecia ser grande. Uma ausência pode aumentar o tamanho de um amor que parecia ser ínfimo.É difícil conviver com esta elasticidade: as pessoas se agigantam e se encolhem aos nossos olhos.
Nosso julgamento é feito não através de centímetros e metros, mas de ações e reações, de expectativas e frustrações. ; Uma pessoa é única ao estender a mão e ao recolhê-la inesperadamente, se torna mais uma. O egoísmo unifica os insignificantes.
Não é a altura, nem o peso, nem os músculos que tornam uma pessoa grande é a sua sensibilidade, sem tamanho .. . . Transcrito do site *encantos e paixões*

Felicidade

Guilherme de Almeida

Ela veio bater à minha porta e falou-me a sorrir, subindo a escada: "Bom dia, árvore velha e desfolhada" e eu respondi: "Bom dia, folha morta"
Entrou: e nunca mais me disse nada...
Até que um dia (quando pouco importa!) houve canções na ramaria torta e houve bandos de noivos pela estrada...

Então chamou-me e disse:"Vou-me embora Sou a felicidade! Vive agora da lembrança do muito que te fiz”

E foi assim que em plena primavera, só quando ela partiu contou quem era...
E nunca mais me senti feliz...

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Sob a luz da escuridão

Nas famosas fábricas de renda da Bélgica, há uma sala especial-mente reservada onde se tecem os desenhos mais finos e delicados.
É uma sala escura...
A única luz que ali entra vem de uma janela pequenina e incide diretamente sobre o modelo da renda.
Na sala, há somente um artesão, que fica sentado exatamente onde a estreita faixa de luz ilumina as linhas com que trabalha.
- É assim que obtemos os nossos melhores produtos - disse-nos o guia.
- A renda será sempre mais delicada, na confecção e no desenho, se o artesão estiver no escuro e se apenas o material for iluminado - complementa.
Não se dará o mesmo com a nossa vida?
Às vezes, tudo ao nosso redor está muito escuro e não podemos entender o que estamos fazendo. Não vemos o que está sendo produzido.
É muito comum não sermos capazes de descobrir nenhuma beleza ou nada de bom em nossa existência.
Mas, se formos fiéis e não desanimarmos, um dia verem os que o mais fino e delicado trabalho de toda a nossa vida foi feito naqueles momentos de grande turbulência e nuvens negras...
Se você está em profunda escuridão, não tenha medo.
Simplesmente prossiga com fé e amor, sem duvidar. Alguma coisa bela e boa virá de todo o seu sofrimento e lágrimas.
As mais belas rendas de nossas vidas são tecidas nos momentos de dúvidas, fraquezas e escuridão!
Nunca duvide disso
Transcrito de um site *mensagens semanais* ( A melhor idade)

Velhas Violetas

Maria Diva

Só Deus que tem o poder
De dar perfume e beleza
Para as violetas e rosas
Que enfeitam a natureza,
Digo isso com certeza
Minha amiga pode crer

Um dia a violeta me disse
Passe a todos o meu recado
Apesar de ser pequeninha
Tenho meu significado
No meu canteiro colorido
Meu cantinho é mais perfume

Não sinto inferioridade
Pois as rosas perfumadas
Nos espinham com maldade
Violetas não tem vaidade
Enfrentam a vida com jeitinho
Com amor e muita humildade

Transcrito do site * poesias e mensagens*

O Último Dia

"Aquele era seu último dia de vida, mas ele ainda não sabia disso."

Naquela manhã, sentiu vontade de dormir um pouco mais. Estava cansado, tinha deitado muito tarde e não havia dormido bem. Mas logo abandonou a idéia de ficar um pouco mais na cama, e levantou-se, pensando nas muitas coisas que precisava fazer na empresa.
Lavou o rosto e fez a barba correndo, automaticamente. Não prestou atenção no rosto cansado e nem nas olheiras escuras, resultado de noites mal dormidas.
Engoliu o café e saiu resmungando baixinho um "bom dia", sem muita convicção. Desprezou os lábios da esposa, que se ofereciam para um beijo de despedida. Não entendia porque ela se queixava tanto da ausência dele e vivia pedindo mais tempo para ficarem juntos.
Ele estava conseguindo manter o elevado padrão de vida da família, não estava? Isso não bastava?
Entrou no carro e saiu. Pegou o telefone celular e ligou para sua filha. Sorriu quando soube que o netinho havia dado os primeiros passos. Ficou sério quando a filha lembrou-o de que há tempos ele não aparecia para ver o neto e o convidou para almoçar.
Ele relutou bastante: sabia que iria gostar muito de estar com o neto. Mas não podia, naquele dia, sair da empresa. Quem sabe no próximo final de semana?
Chegou à empresa e mal cumprimentou as pessoas. A agenda estava lotada, e era muito importante começar logo a atender seus compromissos, pois tinha plena convicção de que pessoas de valor não desperdiçam seu tempo com conversa fiada.
Na hora do almoço, pediu à secretária para trazer um sanduíche e um refrigerante diet. O colesterol estava alto, precisava fazer um check-up, mas isso ficaria para o mês seguinte.
Começou a comer enquanto lia alguns papéis que usaria na reunião da tarde. Nem observou que tipo de lanche estava mastigando.
Enquanto relacionava os telefonemas que deveria dar, sentiu um pouco de tontura, a vista embaçou. Lembrou-se do médico advertindo-o, alguns dias antes, quando tivera os mesmos sintomas, de que estava na hora de fazer um check-up.
Mas ele logo concluiu que era um mal estar passageiro, que seria resolvido com um café forte, sem açúcar.
Terminado o "almoço", escovou os dentes e voltou ao trabalho. "a vida continua", pensou. Mais papéis para ler, mais decisões a tomar, mais compromissos a cumprir.
Saiu para uma reunião já meio atrasado. Não esperou o elevador. Desceu as escadas pulando os degraus de dois em dois. Entrou no carro, deu a partida e, quando ia engatar a marcha, sentiu de novo o mal estar e agora com uma dor forte no peito.
O ar começou a faltar,. a dor foi aumentando. O carro desapareceu.. Os outros carros também. Os pilares, as paredes, a porta, a claridade da rua, as luzes do teto, tudo foi sumindo diante de seus olhos, ao mesmo tempo que surgiam cenas de um filme que ele conhecia bem.
A esposa, o netinho, a filha e, uma após outra, todas as pessoas de que mais gostava. Por que mesmo não tinha ido almoçar com a filha e o neto? O que a esposa tinha dito à porta de casa quando ele estava saindo, hoje de manhã?
A dor no peito persistia, mas agora outra dor começava a perturbá-lo: a do arrependimento. Ele não conseguia distinguir qual era a mais forte: a dor da coronária entupida ou a de sua alma rasgando.
Escutou o barulho de alguma coisa quebrando dentro de seu coração, e de seus olhos escorreram lágrimas silenciosas...
Queria viver, queria ter mais uma chance, queria voltar para casa e beijar a esposa, abraçar a filha, brincar com o neto...
Queria... Queria... Mas não havia mais tempo...

Quantas pessoas estão vivendo hoje seu último dia de existência na Terra e não sabem disso! Quantas saem do corpo físico diariamente e deixam muitas coisas por fazer!
Certamente os compromissos profissionais, a limpeza da casa, as compras, os pagamentos, outras pessoas farão.
Mas as questões afetivas, as coisas do coração, somente cada um pode deixar em dia. Aquela visita a um amigo, o abraço de ternura num familiar querido, um beijo carinhoso na esposa ou esposo, uma palavra atenciosa a alguém que precisa, um tempo a mais para dedicar aos amores...
Texto com base em texto do livro O Sucesso é Ser Feliz´´ de Roberto Shinyashiki.

O CACHIMBO DA PAZ

A propósito de uma tribo de índios da América do Nor¬te, uma das mais pacíficas, conta-se esta história.
Numa tarde calma de ve¬rão, depois de terminar as ta¬refas do dia, os índios senta¬ram-se todos à volta do caci¬que. Era costume deles junta¬rem-se para lhes narrar os fei¬tos passados da tribo ou para instruir os guerreiros. O caci¬que começou a falar-lhes assim:
- Se alguém fizer mal ao teu irmão e tu quiseres vingar-te matando o assassino, primeiro, senta-te, enche o cachimbo e fuma-o. Compreenderás então que a morte é um castigo des-proporcionado ao crime e resolverás dar-lhe apenas uma boa sova. Porém, antes de lhe dares a sova, enche nova-mente o teu cachimbo e fuma-o até o esvaziares. Convencer-te-ás então de que, em vez da sova, bastará uma boa repreensão. Se, entretanto, voltares a encher o cachimbo pela terceira vez, e ficares a refletir até o esvaziares, hás de persuadir-te de que o melhor é ires ao encontro do teu inimigo, abraçá-Io, fazendo as pazes.
Desta sabedoria de vida nasceu o cachimbo da paz, que selou, por muitos anos, acordos de paz entre colonos ameri¬canos e tribos indígenas. Infelizmente, a ganância e a des¬confiança levaram à violação de muitos destes acordos. Inú¬meras tribos, que foram dizimadas, são a prova disso.
Transcrito do livrinho “ Vivendo e Aprendendo” Mundo e Missão

Velhas Roseiras

Eu já tive milhares de companheiros e colegas. Dentre eles, fiz
centenas de bons amigos. Mas nem todas as amizades duraram.
Algumas pareciam sólidas como rochas, mas não resistiram aos
tempos e às circunstâncias.
Assim sobraram poucos amigos de infância, pouquíssimos amigos
de escola, poucos amigos de adolescência, poucos amigos de juventude.
E pensar que a gente brincava todos os dias, via-se todos os dias e
não saia da casa um do outro...
De repente, outros afetos, outros amigos, outros interesses, outro tipo de vida, longos anos de distância e mil preocupações da vida nos
afastaram totalmente. Agora não sei onde andam e os que vejo aqui e acolá são amigos de
“Bom dia”...Mas nada acontece.
A gente se respeita e se admira, mas a amizade de infância, de
juventude não volta. Mudaram eles ou mudei eu?
Ou foi a vida que nos mudou a todos?
Restam algumas amizades fiéis que resistem a tudo...
O que sei é que fiz muitos amigos e não conservei aquelas
amizades.
De bons amigos que éramos, somos hoje bons conhecidos que se
saúdam de passagem e se respeitam. Às vezes nem isso;
Crescemos e nossa amizade ficou lá no passado.
E eu digo a mim mesmo: “Feliz o homem que sabe cultivar sua
roseira!"
Talvez não seja tarde...
Roseiras velhas também produzem rosas lindas e viçosas.
Basta recultivá-las..."
Autoria: Pe Zezinho . . Transcrito do site *meu.cantinho*

¬

JANELAS NA ALMA

O sentimento e a emoção normalmente se transformam em lentes
que coam os acontecimentos, dando-lhes cor e conotação próprias.
De acordo com a estrutura e o momento psicológico, os fatos
passam a ter a significação que nem sempre corresponde à realidade.
Quem se utiliza de óculos escuros, mesmo diante da claridade solar, passa a ver o dia com menor intensidade de luz.
Na área do relacionamento humano, também, as ocorrências
assumem contornos de acordo com o estado de alma das pessoas envolvidas.
É urgente, portanto, a necessidade de conduzir os sentimentos, de modo a equilibrar os fatos em relação com eles.
Uma atitude sensata é um abrir de janelas na alma, a fim de bem observar os sucessos da vilegiatura humana.
De acordo com a dimensão e o tipo de abertura, será possível
observar a vida e vivê-la de forma agradável, mesmo nos momentos mais difíceis.
Há quem abra janelas na alma para deixar que se externem as
impressões negativas, facultando a usança de lentes escuras, que a tudo sombreiam com o toque pessimista de censura e de reclamação.
Coloca, nas tuas janelas, o amor, a bondade, a compaixão, a ternura, a fim de acompanhares o mundo e o seu séqüito de ocorrências.
O amor te facultará ampliar o círculo de afetividade, abençoando os teus amigos com a cortesia, os estímulos encorajadores e a tranqüilidade.
A bondade irrigará de esperança os corações ressequidos pelos sofrimentos e as emoções despedaçadas pela aflição que se te cerquem.
O perdão constituirá a tua força revigoradora colocada a benefício de quem te busca.
A ternura espraiará o perfume reconfortante da tua afabilidade, levantando os caídos e segurando os trôpegos, de modo a impedir-lhes a queda, quando próximos de ti.
As janelas da alma são espaços felizes para que se espraie a luz e se abram as janelas fechadas dos teus sentimentos, e a tua emoção se alongará, afagando todos aqueles que se aproximem de ti, proporcionando-lhes a amizade pura que se converterá em amor, rico de bondade e de perdão.
Texto recebido pela Internet

Há um lugar

Há um lugar especial na vida que necessita do seu conhecimento e um determinado serviço que ninguém mais pode fazer.
Com o tempo você o descobrirá e, mesmo que lhe pareça inútil, não tente mudá-lo nem por um momento, mesmo que você possa.
Há um lugar especial na vida onde você atingirá o que é seu, um sonho que você deve seguir, porque para trás não é seu caminho.
Existe um ponto de partida por onde você deverá começar, por menos importante que possa lhe parecer. É uma herança de amor para aqueles que virão depois de você.
Há um lugar especial na vida que só você reconhecerá. Uma estrada tem o seu nome e espera por você.
Existem mãos que você deve segurar, uma palavra que você deve dizer, um sorriso que você deve dar e lágrimas que só você poderá enxugar.
Há um lugar especial na vida previsto para ser ocupado por você.
Um campo luminoso onde flores crescem fortes apesar das tempestades.
Há um especial amanhã e o melhor está para vir.
É certo que seu destino é um livro que você não lê. Mas pode crer nesta vida há um lugar especial feito só para você!

- Autor Desconhecido -
Texto recebido por e-mail

Declarar Amor

Demonstrar o amor é uma forma de deixar a vida trans-bordar dentro do próprio coração.
A maioria das pessoas estabelece datas especiais para manifestar o seu amor pelo outro: é o dia do aniversário, o natal, o aniversário de casamento, o dia dos namorados.
Para elas, expressar amor é como usar talheres de prata: é bonito, sofisticado, mas somente em ocasiões muito especiais.
E alguns não dizem nunca o que sentem ao outro. Acreditam que o outro sabe que é amado e pronto. Não é preciso dizer.
Conta um médico que uma cliente sua, esposa de um homem avesso a externar os seus sentimentos, foi acometida de uma supuração de apêndice e foi levada às pressas para o hospital. Operada de emergência, necessitou receber várias transfusões de sangue sem nenhum resultado satisfatório para o restabelecimento de sua saúde.
O médico, um tanto preocupado, a fim de sugestiona-la, lhe disse: pensei que a senhora quisesse ficar curada o mais rápido possível para voltar para o seu lar e o seu marido.
Ela respondeu, sem nenhum entusiasmo: - O meu marido não precisa de mim. Aliás, ele não necessita de ninguém. Sempre diz isto.
Naquela noite, o médico falou para o esposo que a sua mulher não queria ficar curada. Que ela estava sofrendo de profunda carência afetiva que estava comprometendo a sua cura.
A resposta do marido foi curta, mas precisa: - Ela tem de ficar boa.
Finalmente, como último recurso para a obtenção do restabelecimento da paciente, o médico optou por realizar uma transfusão de sangue direta. O doador foi o próprio marido, pois ele possuía o tipo de sangue adequado para ela.
Deitado ao lado dela, enquanto o sangue fluía dele para as veias da sua esposa, aconteceu algo imprevisível. O marido, traduzindo na voz uma verdadeira afeição, disse para a esposa:
- Querida, eu vou fazer você ficar boa.
- Por que? Perguntou ela, sem nem mesmo abrir os olhos
- - Porque você representa muito para mim.
Houve uma pausa. O pulso dela bateu mais depressa. Seus olhos se abriram e ela voltou lentamente a cabeça para ele.
- Você nunca me disse isso.
- Estou dizendo agora.
Mais tarde, com surpresa, o marido ouviu a opinião do médico sobre a causa principal da cura da sua esposa.
Não foi a transfusão em si mesma, mas o que acompanhou a doação do sangue que fez com que ela se restabelecesse. As palavras de carinho fizeram a diferença entre a morte e a vida.
. É importante saber dizer: amo você! O gesto carinhoso, a palavra gentil autêntica, a demonstração afetiva num abraço, numa delicada carícia funcionam como estímulos para o estreitamento dos laços indestrutíveis do amor.
É urgente que, no relacionamento humano, se quebre a cortina do silêncio entre as criaturas e se fale a respeito dos sentimentos mútuos, sem vergonha e sem medo.
A pessoa cuja presença é uma declaração de amor consegue criar um ambiente especial para si e para os que privam da sua convivência.
Quem diz ao outro: eu amo você, expressa a sua própria capacidade de amar, mas também, afirmando que o outro é amado, se faz amar e cria amor ao seu redor.
Transcrito de um folheto recebido

A Cachoeira

Observe a cachoeira ... Perderia sua canção se fossem tiradas as pedras do seu caminho. São os obstáculos que fazem suas águas prosseguirem. Nenhuma rocha, por mais resistente que seja, é capaz de deter a água. Ela tem sabedoria para contorná-la e seguir em frente, com a força da suavidade.
Nada é mais suave e nada é mais forte do que a água, caminha firme e lentamente, sabedora de que tem o mesmo destino do homem: seguir em frente.
Assim também é a nossa vida. Os obstáculos existem para nos fazer caminhar cada vez mais firmes, mais determinados, totalmente entregues, confiantes na existência. .
Portanto, quando o sofrimento bater à sua porta, não lamente nem se inquiete, seja apenas testemunha da dor. Sinta-se um privilegiado porque é das batalhas que surge a alma.
Diante de qualquer problema que lhe pareça sem solução, tome uma atitude inteligente, a seu favor: Respire...
Quando menos uma pessoa merecer o seu amor, é quando ela mais necessita dele. Perdoe, perdoe quantas vezes forem necessárias, liberte seu coração do ressentimento, abra-se para novas emoções
Seja flexível como as flores, como as borboletas...experimente todos os perfumes. Estenda a mão, ofereça a sua compreensão, o seu amor.
Viemos a este planeta para aprender a amar. Apenas isso. Então ame! Pouco ou muito, não importa. Importante é amar sempre. Só o amor realiza a mágica de se multiplicar quando é dividido. Observe a cachoeira
Texto transcrito do site *simplesmente beija flor*
Nada neste mundo faz sentido se não tocamos o coração das pessoas. Se a gente cresce com os golpes duros da vida, também pode crescer com os toques suaves na alma.

A arvore torta

Paulo Roberto Gaefke
"Um dia, diante da velha árvore torta, um pinheiro todo vergado pelo tempo, o sábio da aldeia ofereceu a sua própria casa para aquele discípulo que "conseguisse ver o pinheiro na posição correta".
Todos se aproximaram e ficaram pensando na possibilidade de ganhar a casa e o prestígio, mas como seria "enxergar o pinheiro na posição correta"?
O mesmo era tão torto que a pessoa candidata ao prêmio teria que ser no mínimo contorcionista. Ninguém ganhou o prêmio e o velho sábio explicou ao povo ansioso que, ver aquela árvore em sua posição correta, era "vê-la como uma árvore torta". Só isso!
Nós temos, em nós, esse jeito, essa mania de querer "consertar as coisas, as pessoas, e tudo o mais" de acordo com a nossa visão pessoal. Quando olhamos para uma árvore torta, é extremamente importante enxergá-la como árvore torta, sem querer endireitá-la, pois é assim que ela é.
Se você tentar "endireitar" a velha árvore torta, ela vai rachar e morrer, por isso é fundamental aceitá-la como ela é.
Nos relacionamentos, é comum um criar no outro expectativas próprias, esperar que o outro faça aquilo que ele "sonha" e não o que o outro pode oferecer.
Sofremos antecipadamente por criarmos expectativas que não estão alcance dos outros. Porque temos essa visão de "consertar" o que achamos errado.
Se tentássemos enxergar as coisas como elas realmente são, muito sofrimento seria poupado.
Os pais sofreriam menos com os seus filhos, pois, conhecendo-os, não colocariam expectativas, que são suas, na vida dos mesmos, gerando crianças doentes, frustradas, rebeldes e até vazias. Tente, pelo menos tente, ver as pessoas como elas realmente são, pare de imaginar como elas deveriam ser, ou tentar consertá-las da maneira que você acha melhor.
O torto pode ser a melhor forma de uma árvore crescer.
Não crie mais dificuldades no seu relacionamento, se vemos as coisas como elas são, muitos dos nossos problemas deixam de existir, sem mágoas, sem brigas, sem ressentimentos.
E, para terminar, olhe para você mesmo com os "olhos de ver" e enxergue as possibilidades, as coisas que você ainda pode fazer e não fez. Pode ser que a sua árvore seja torta aos olhos das outras pessoas, mas pode ser a mais frutífera, a mais bonita, a mais perfumada da região, e, isso, não depende de mais ninguém para acontecer, depende só de você.
Pense nisso!"
Transcrito dum folheto recebido da Linda M. T. Abrahão